City Blog

Dicas e Cuidados

Remédio caseiro para enxaqueca: 5 alimentos que podem ser aliados no tratamento

Você já deve ter ouvido dizer que “somos exatamente o que comemos”, não é verdade? Esse texto é para provar isso… E também para mostrar como você pode usar a alimentação como remédio caseiro para enxaqueca.

Ter uma dorzinha de cabeça de vez em quando, ao final do período de trabalho, é muito comum na vida dos brasileiros…

Mas, só quem tem enxaqueca, que é aquela dor mais acentuada e quase incontrolável, sabe o quanto encontrar o remédio certo pode trazer alívio.

O problema de usar esses medicamentos frequentemente é que uma hora ele pode deixar de fazer o mesmo efeito positivo e, além disso, o uso constante pode trazer prejuízos para outros órgãos, como os rins.

Pensando nisso, uma alternativa muito viável e totalmente natural é consumir alimentos saudáveis e em quantidades controladas a fim de usufruir melhor dos efeitos positivos que eles podem trazer para a sua vida.

Por exemplo, você sabia que o gengibre tem substâncias anti-inflamatórias que são excelentes para evitar doenças e para auxiliar o tratamento delas?

Para quem tem enxaqueca, consumir esse alimento no decorrer da semana é uma boa recomendação!

Mas esse é só um remédio caseiro para enxaqueca porque existem muitos outros, que têm outras características e que podem ser usados como aliados para o tratamento efetivo da doença.

Bora conhecer cada um deles?

1 – Gengibre

Já que citamos o gengibre, vamos falar deles primeiro.

O gengibre é o remédio caseiro para enxaqueca mais conhecido, ou pelo menos, um dos mais conhecidos do Brasil.

Ele é usado não apenas para tratar os sintomas das dores de cabeça, mas muitas outras doenças (como enjoos e gastrite) justamente por ter propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Você pode encontrar várias receitas de gengibre na internet, mas para quem não está habituado ao alimento, a melhor dica é preparar um chá e isso é bem fácil de fazer:

– Coloque para ferver um pedaço (2 centímetros) de raiz de gengibre em uma xícara de água.

Lembre-se que o consumo deve ser sem exagero, de forma moderada e você nunca deve tomar mais do que 2 xícaras de chá de gengibre por dia.

2 – Tanaceto (tanacetum parthenium)

Esse nome você não ouve tão comumente quanto o gengibre, mas saiba que essa erva pode te ajudar a prevenir as dores de cabeça e também é útil para aliviar os sintomas.

O modo de preparo é praticamente o mesmo do chá de gengibre:

– Adicione 4 colheres de chá da erva em 1 litro de água fervida. Depois, espere esfriar e beba até 4 xícaras por dia.

3 – Limão e Sal do Himalaia

Esse é um bom remédio caseiro para enxaqueca só que você precisa prestar muita atenção.

Ambos os ingredientes (limão e o sal do Himalaia) têm propriedades que podem ajudar a combater a crise de enxaqueca, especialmente quando ela está no começo.

Então, você pode espremer 1 limão em ½ copo de água e adicionar 2 colheres de chá de sal do Himalaia. Depois, mexa bem e tome.

Na teoria, esse remédio alivia a sua dor porque fortalece o seu sistema imunológico, restaura os eletrólitos e criar um ambiente alcalino no corpo.

Agora, considere que essa é uma receita totalmente caseira e muito ácida.

Então, se você tem problemas com a pressão arterial com doenças do estômago ou outras doenças que podem ser alteradas com o uso de sal… Não tome essa mistura líquida!

A bebida traz alívio para a maior parte das pessoas que tem enxaqueca, só que podem acentuar os sintomas se você fizer parte de um dos grupos citados acima.

Na dúvida, não hesite em procurar o seu médico.

4 – Cafeína

Bom, temos aqui mais um tópico muito polêmico!

A cafeína ajuda a eliminar os sintomas da enxaqueca ou ela é a causa da enxaqueca?

A resposta vai depender de muitos fatores e seria necessário um conjunto de exames para averiguarmos cada caso.

O mais importante aqui é você saber que a cafeína pode sim ser um remédio caseiro para enxaqueca.

Mas, diferente dos 2 primeiros alimentos citados, você não deve fazer o uso sem uma orientação médica. Isso porque só um clínico vai poder analisar as possíveis causa das suas dores.

O que se sabe é que a cafeína é frequentemente incluída nas cápsulas de remédios porque alivia a inflamação que pode ser uma das causadoras da enxaqueca.

A grande recomendação aqui é para você ser moderado, considerando que a cafeína também vicia. E, pensando nisso, a falta dela poderia ser outro motivador para as suas dores de cabeça.

5 – Linhaça

A linhaça também é um remédio caseiro para enxaqueca porque é rica em ômega 3 e essa substância combate a inflamação no corpo.

O alimento é mais comum em forma de semente moída, mas também há o óleo de linhaça, ambos têm seus poderes contra a enxaqueca.

Além disso, a semente de linhaça também é usada para quem quer ter uma alimentação balanceada, sendo que pode ser adicionada em saladas e sopas.

Cuidados para combater as crises de enxaqueca

Não podemos terminar esse artigo sem falar sobre um cuidado muito especial que todas as pessoas devem ter quando o assunto é enxaqueca.

Você acabou de ver uma lista de 5 remédios naturais para o tratamento da enxaqueca. E eles realmente podem funcionar para você.

Porém, o mais indicado é você consumir esses alimentos ao longo do dia, das semanas, dos meses. E não apenas quando a crise aparece na sua vida.

Uma alimentação adequada vale para todo dia.

Quem tem crises de enxaqueca sabe como os sintomas são ruins e incômodos. Portanto, procure ajuda de um médico para descobrir a causa… Dessa forma, o tratamento fica mais assertivo.

E evite tomar atitudes que aumentem os sintomas da doença.

Se você faz parte dos 20% da população mundial que tem dor de cabeça, então, em tempos de crises procure ficar em locais mais escuros, deite por um tempo e descanse.

Lembrando que as crises vêm acompanhadas por náuseas, ondas de calor nos olhos, entre outros sintomas.