Warning: mail() has been disabled for security reasons in /vhosts/cityfarma.com.br/www/wp-content/mu-plugins/bps-mu-tools.php on line 194
Casa com criança em dia de Jogo... O que fazer para interagir? - Cityfarma - Cityfarma

City Blog

Dicas e Cuidados

Casa com criança em dia de Jogo… O que fazer para interagir?

Para os adultos assistir a um jogo de futebol durante a copa do mundo não é uma tarefa das mais difíceis. Já para as crianças, a falta de interesse e até mesmo de compreensão pode ser um grande problema – tanto para elas quanto para os pais.

Separamos algumas dicas bastante simples e que são baratas, que vão te ajudar a fazer com que as crianças interajam um pouco mais durante os jogos de futebol.

Já vamos avisar que as atividades coletivas  e em grupos são ótimas pedidas para todos que querem aproveitar a época da copa do mundo para socializar com outras pessoas e se divertir ainda mais.

– Vale lembrar ainda que você não tem que obriga-las a gostar de futebol, está bem?

1 – Observar a natureza

É consenso entre os médicos e os educadores que a natureza é uma grande chance que as crianças têm de aprender algo novo sempre.

Então, tem uma forma bem simples de você conseguir fazer com que eles não achem um jogo de futebol monótono ou sem graça…

A ideia é você assistir aos jogos ou pelos menos ao jogo do Brasil em um lugar aberto, onde eles possam estar em contato com a natureza.

Claro que isso não vai dizer que eles vão se tornar amantes do futebol, tá bom?

Só que a energia e a situação que se cria vai ser muito mais valorizada por eles – do que ficar em casa vendo adultos olharem para a TV.

Ah, apenas para fins informativos, a natureza é importante para as crianças porque é rica em cores, texturas e temperaturas diferentes.

Mas, um detalhe muito importante!

Se você levar seu filho até a natureza e ele tiver em torno de um ano de idade ou menos, não deixe o sozinho – fique sempre de olho.

Isso porque nessa fase a criança tem a tendência de colocar tudo na boca – e você não quer correr o risco de ter que sair correndo para o pronto atendimento, quer?

2 – Brincar de encaixar

Essa é uma dica que é mais para quem não tem como fugir do tradicional: ver os jogos da copa em casa em lugares que são pequenos.

Então, para você ser educativo e prestativo com o seu filho e ao mesmo tempo não perder nenhum momento dos jogos, a dica é escolher aqueles brinquedos de encaixar para eles se divertirem.

Quase todas as crianças adoram encaixar as coisas.

Portanto, uma dica bem bacana é você usar brinquedos ou mesmo potes que se encaixam.

Agora, lembre-se que estamos falando em interação.

Logo, não deixe seu filho preso o tempo todo, durante as 2 horas de jogo, no cercadinho dele solitário.

Uma saída é reunir várias crianças. Mas, esse é um assunto para o próximo tópico.

3 – Una as crianças

A ideia de unir as crianças é a de socializar elas.

Você não tem que trancá-las no quarto enquanto vê o jogo, está bem?

Mas, enquanto os adultos assistem aos jogos, as crianças podem estar juntas, brincando juntas, em um lugar tranquilo e seguro.

E aí você pode auxiliá-las de algumas formas, como indicando brincadeiras saudáveis e que fujam do tradicional Videogame ou Computador.

Em coletividade, as crianças podem brincar até mesmo de jogar futebol, peteca, pega-pega, corre-cotia, amarelinha e mais uma série de brincadeiras antigas que são ótimas para socialização.

4 – Deixe as crianças livres

Essa é uma dica muito mais de comportamento do que de atividade.

Os médicos afirmam que o importante é ter equilíbrio com os filhos.

Se forem pequenos, você deve estar sempre atento para que eles não optem pelos maus caminhos, como comer objetos estranhos ou sujos.

Mas, ao mesmo tempo, se forem maiores, você deve deixá-los optar pelas brincadeiras, pelos pensamentos, pelos gostos para que ele consiga conhecer a si próprio.

A dica aqui é: deixe as crianças livres para fazerem suas próprias escolhas… Mas, nem tanto!

5 – Copa do mundo tem a cada 4 anos

Outra dica vem lá da Universidade de Harvard, onde um especialista afirmou que “o mais importante que os pais podem fazer é interagir com seus filhos, de um modo mais solidário e mais consistente”.

A ideia aqui é te mostrar que a cada 4 anos tem a copa do mundo e que ainda que cada uma seja única, você vai ter outras chances de acompanhar os jogos, que pode ser na companhia dos seus filhos, inclusive.

Portanto, não fique preso a ver o jogo integralmente, sem poder perder nenhum lance, enquanto deixe o seu filho solitário, sem companhia.

A interação é um ponto na vida dele e quanto mais você puder ajudá-lo com isso, mais saudável vai ser o crescimento dele.

6 – Aulas de culinária gratuitas

Uma maneira eficaz de unir o útil ao agradável é ensinar aos seus filhos algo que eles ainda não saibam sobre a alimentação – porque você vai querer uma pipoca (ou algo assim) durante o jogo, não vai?

Então, minutos antes do jogo, chame-o para ir até a cozinha e prepare junto com ele um belo de um sanduíche uma vitamina de frutas ou outros tipos de comidas que vão ser saboreados durante o jogo.

Essa interação, por mais simples que pareça, pode fazer a diferença na vida deles, que vão se sentir importantes na família, além de aprenderem novas artimanhas e sentir o amor que você tem para dar.

A copa do mundo como interação social global

Se você está preocupado com a interação que o seu filho vai ter durante os jogos da copa do mundo, considere que existem muitas formas de você estar mais próximo dele nesse período.

Use essa oportunidade para trazer o convívio social para ele, tanto para lidar e reconhecer os valores familiares e da amizade.

Crie um plano que inclua assistir os jogos junto com vocês, junto com os amigos, junto com a família.

Em cada dia de jogo ele poderá ter uma atividade diferente enquanto você acompanha os resultados.

Ele não precisa ser fã de futebol, só que vai começar a considerar essa época como uma ótima oportunidade para festejar em sociedade, torcer juntos e viver em harmonia.

Afinal, o futebol tem dessas coisas: aproximar as pessoas.