City Blog

Dicas e Cuidados

7 cuidados com a barba que todo barbudo tem que ter

 

Nunca tivemos tantos motivos para termos cuidados com a barba, especialmente no que diz respeito ao uso de produtos para esse fim: são óleos, cremes, shampoos, etc.

Mas, será que isso é realmente importante para ter um visual com estilo?

Se você acha que não é, basta lembrar que a barba também pode apresentar problemas de saúde como coceiras, caspa, pelos encravados, entre outros.

Fizemos uma lista de 7 cuidados com a barba que você precisa ter se quiser manter a saúde do seu rosto e a beleza da sua barba. Confere aí…

1 – A higienização da barba

Se você aderiu ao comportamento moderno de ter uma barba de respeito, vai precisar se atentar, antes de tudo, com a higienização da sua barba.

Este está entre os cuidados com a barba que são mais necessários para que esse processo de crescimento saudável aconteça.

É, isso mesmo: crescimento saudável.

Porque você não vai querer ter uma barba toda irregular, com falhas e anormalidades. Ou vai?

Bom, a higienização da sua barba pode ser feita de várias formas, desde que com a intenção de acabar com as impurezas que são acumuladas no dia a dia, como fungos e bactérias.

Para isso, existem produtos para a barba, como shampoos, óleos e cremes.

Aqui ainda fica uma dica super importante: seque bem a sua barba após o banho, especialmente se isso for antes de dormir.

Isso evita o acúmulo de bactérias e futuros problemas.

2 – Apare os pelos da barba com certa frequência

Se você quer ter uma barba de respeito, vai precisar cuidar dela.

Não vá achando que cultivar uma barba bonita é deixá-la crescer desenfreadamente.

Aparar os pelos é um hábito que você tem que criar, lembrando que você tem que limitar o formato dela, retirando os pelos do pescoço, da bochecha e concluindo o desenho.

Quanto ao trabalho de aparar os pelos, você pode pensar em usar aparelhos que lhe sejam úteis, como as máquinas próprias para isso, tesouras, pentes e lâminas.

3 – Penteie a sua barba todos os dias

Pentear a barba é outro dos cuidados com a barba que você deve ter para deixa-la alinhada – aqui vale a mesma ideia de pentear o cabelo.

Nesse caso, você pode usar óleos de barba ou modeladores, que vão te auxiliar nisso, deixando a barba mais macia.

Aliás, se estamos falando em pentear a barba, considere ter um pente específico para isso.

4 – Lembre-se de hidratar a sua barba e a sua pele

A hidratação é um dos cuidados com a barba menos comum que existe no mundo masculino hoje em dia, apesar de isso ser muito importante.

O objetivo é evitar que as espinhas e os pelos encravados apareçam, considerando que os cremes hidratantes para barba têm efeitos positivos na barba seca.

Você também pode usar produtos específicos para isso, sendo que os hidratantes de barba ainda possuem aromatizantes que dão cheiro.

Um desses produtos para barba é o óleo, que também é indicado para evitar caspas. Outro é o pós-barba, que evita efeitos nocivos quando você apara os pelos.

5 – Evite coçar a sua barba (mesmo que tenha vontade de fazer isso)

Esse também é um hábito que parece uma bobagem, mas não é!

Se você quer vê-la crescer e ficar no estilo, você vai precisar ter vários cuidados com a barba.

E evitar coçar é um deles.

O motivo dessa coceira é o fato de os pelos estarem em fase de crescimento, especialmente se você nunca “cultivou” a sua barba antes.

Imagine como as folhas de um cacto, que tem pequenas lanças que tentam romper a pele. De uma forma um pouco menos exagerada… É isso que acontece com a sua barba.

O resultado você sabe: coceira e vermelhidão.

Se você coçar, vai piorar tudo e pode machucar até mesmo a pele.

Então, para diminuir esses efeitos a dica é aplicar hidratantes faciais, que focam na saúde da sua pele do rosto – também dá para usar o óleo para barba.

Por sinal, evite os produtos que tenham álcool na sua composição porque isso faz efeito contrário e resseca a pele.

6 – Pelos encravados e caspa na barba… O que fazer?

Se você é homem e ainda não está acostumado aos termos que tem a ver com os cuidados com a barba, talvez não tenha ouvido falar de pelo encravado, inflamação ou foliculite.

Mas, acredite: esses são “problemas” que pode aparecer no seu rosto.

Além disso, quem tem uma barba de respeito, de tamanho médio ou grande, já deve ter notado que a caspa também aparece.

Então, para evitar essas situações ou acabar com elas, você deve se atentar ao tópico 1 deste texto: que é sobre a higienização da sua barba.

O pelo encravado pode ser solucionado de forma natural, com a lavagem do rosto diariamente e o uso semanal de esfoliante.

Já a caspa é sinal de que sua pele precisa de hidratação e você pode comprar um shampoo anticaspa para a barba.

7 – O bigode

É, a gente não teria como falar apenas da barba e deixar o bigode de lado, né.

Ainda que ele seja um elemento à parte da barba, ele também precisa de cuidados especiais.

Para não errar, considere que ele tem o seu próprio estilo, crescimento, características.

E não é a toa que existem produtos específicos para o bigode, como pentes menores e pomadas para modelar.

De maneira geral, os cuidados com o bigode também segue as diretrizes da barba: faça higienização, use produtos, apare com frequência e respeite o tempo dele.

Para uma barba de respeito, paciência!

Todos os cuidados com a barba listados aqui são importantíssimos para quem quer ter uma barba de respeito ou pelo menos uma barba bem cuidada.

Mas, nada disso vai adiantar se você não tiver paciência para respeitar o crescimento dela.

Cada pessoa é de um jeito, com suas características, seu DNA, seu tempo. O mesmo vale para a barba – algumas pessoas tem genética para isso e outras não.

Então, o que você tem que saber é que pode dar o 1º passo [usando essas dicas de cuidados com a barba]. E, após isso, deixe que o tempo resolva o resto.